Microondas
Um dos electrodomésticos que vou falar é o microondas. É uma das invenções mais fantásticas criadas pelo ser humano. Só por curiosidade o primeiro microondas foi criado em 1947 e pesava 340kg! Ora como é muito fácil e prática a sua utilização para o qual foi desenvolvido, pouca gente sabe exactamente como funciona. Muito resumidamente, tudo que existe neste planeta e fora dele, é feito de partículas que reagem quando submetidas a ondas electromagnéticas. Então, quando ligamos um microondas com um objecto dentro, ao contrário do que imaginam, estes aquecem não por serem submetidos a altas temperaturas mas sim devido a um magnetrão. Passo a explicar: o magnetrão é um tubo de electrões que é activado por um campo eléctrico - magnético gerando uma radiação com um micro comprimento de onda com cerca de 2,45 Giga Hertz (GHz) que viajam á velocidade da luz (186,282 milhas/segundo). O aquecimento do objecto que colocamos no microondas basicamente é provocado pela colisão e atrito das partícula...